Oi amigos!
Hoje vou falar um pouco sobre a importância do Edital dos Concursos Públicos.
Vamos começar procurando entender o que é o Edital.
É um documento em que são esclarecidas as regras do Concurso. Nele encontramos informações sobre a inscrição, número de vagas, datas das etapas do Concurso e dos recursos, conteúdo programático, exigências para ocupação do cargo, entre tantas informações necessárias à você, enquanto candidato à vaga.
Só que há um problema. A vasta maioria dos candidatos não dão atenção suficiente aos Editais, pois culturalmente não tem o hábito de ler.
Porém, é exatamente no Edital que encontraremos informações imprescindíveis para a preparação pro Concurso. Você deve ler pelo menos uma vez, na sua íntegra, e marcar os tópicos que considera relevante. Não esqueça de imprimi-lo por completo e guardar para consulta, sempre que necessário.
Primeiramente verifique o prazo da inscrição e o valor a ser pago, o número de vagas do cargo que almeja e as exigências mínimas que o candidato deve ter. Certifique-se sobre a escolaridade exigida e se há necessidade de comprovar período de experiência ou Registro no Conselho de Classe, se for de nível superior.
Depois analise as informações sobre a prova objetiva, como quantas disciplinas irão compor o módulo de Conhecimentos Básicos e o módulo de Conhecimentos Específicos, quantas questões terá cada módulo, o peso das questões e o tempo para responder a prova. Não esqueça de certificar-se quanto ao ponto de corte, assim, você poderá direcionar o seu estudo para montar uma estratégia a fim de acertar mais as questões de maior peso.
Outro ponto importante do Edital é o conteúdo programático, na qual você terá a relação dos tópicos que deverá estudar.
Esteja atento também a possíveis retificações que o Edital sofrer, e faça o dowload delas pois podem ser úteis posteriormente.
Bem amigos, no link abaixo vocês poderão ler “4 passos para dominar o edital de um concurso público” para ajudar ainda mais:
http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/4-passos-para-dominar-o-edital-de-um-concurso-publico