São João: Festa no Interior

IMG-20160626-WA0037

Oi amigos!

É impressionante o número de pessoas que a cada ano adere aos festejos juninos que se concentram excessivamente nas Cidades do Interior dos Estados do Nordeste, principalmente em Pernambuco e na Paraíba.

Chega a ser estarrecedor o êxodo para cidades como Caruaru e Gravatá, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. Mas ainda há outras cidades que são invadidas por uma multidão em busca dos festejos juninos, que envolvem desde as comidas típicas, na sua maioria feita de milho, além dos fogos, das fogueiras e outros costumes locais . As pessoas vestem-se com roupas de estampa xadrez e gostam de dançar ao som das músicas regionais.

O repertório vai do forró pé-de-serra ao sertanejo, sempre com shows, promovidos pela Prefeitura destas Cidades, numa concorrência pelo maior público, e com a finalidade de movimentar, economicamente, o Município, podendo conseguir até projeção nacional e, assim, divulgação para o próximo São João.

IMG-20160626-WA0003

Devido ao grande número de pessoas nestes municípios, é difícil conseguir vagas em hotéis ou pousadas, e quando encontramos, geralmente, o preço é bem salgado. Então, uma boa dica é você viajar para a Cidade de sua preferência, permanecer por um período e voltar para casa no mesmo dia.

Ontem aproveitei a data para conhecer um pouco destes festejos, junto com minha família. Foram cerca de 2 horas e meia até o nosso destino. Pretendíamos passar o dia até o anoitecer  em Caruaru e Gravatá, mas não consegui. Logo pela manhã, quando passamos pela entrada de Gravatá, fomos surpreendidos  pelo tamanho do engarrafamento no acesso à Cidade, então resolvemos ficar só em Caruaru.

Adorei! Fomos para o Alto do Moura, onde assistimos a algumas apresentações, visitamos a Casa Museu Mestre Vitalino e algumas lojas de Artesanato. Depois fomos para o Pátio do Forró no Centro de Caruaru, onde saboreamos queijo coalho na brasa, num noite de clima agradável peculiar desta época nas cidades interioranas.

Então, se você ainda não teve a oportunidade de aproveitar as Festas Juninas em uma Cidade do Interior, organize e programe seu próximo São João com a família e os amigos, e divirta-se.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s